-
Arquitetos: Hector Mejía, Juan Felipe Uribe de Bedout, Mauricio Gaviria; Juan Felipe Uribe de Bedout, Mauricio Gaviria, Hector Mejía
- Área: 3474 m²
- Ano: 1998
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, além de solucionar o programa requerido, pretende ordenar os edifícios existentes por meio de um sistema de circulações e percursos externos adequados para o pedestre, com terraços e trilhas que se iniciam desde o aceso do Parque Cemitério "Campos de Paz".
O projeto consta de dois componentes claramente identificáveis entre si: a Unidade de Cremação, localizada na frente do átrio da capela existente, e o Templo das Cinza, edifício linear que cruza o terreno em sentido longitudinal.
A planta do edifício obedece as condições do lugar como a geometria da capela e o átrio, a borda do lote com sua topografia marcada e a fileira de árvores e salas de velórios existentes.
A volumetria assume uma postura escultórica onde predomina a massa, criando uma imagem de um grande bloco esculpindo na qual não tem sentido a ornamentação.
Em seu interior, a matéria prima do espaço é a luz, que quase em sua totalidade entra zenitalmente no edifício. Para ressaltar os efeitos da luz, foram utilizados materiais opacos e de textura natural, como a pedra amarela, a madeira e o aço oxidado.